Ensaios das quadrilhas 2009
Ensaios das quadrilhas - na reta final! ainda hà tempo
06/06/2009
Os ensaios das quadrilhas Pequenos Caipiras, Explosão Caipira e Si Bobiá a Gente Pimba estão na reta final. Eles acontecem sempre no Quadradão Cultural da QS 310 (em frente à sede do IACC), os ensaios são realizados em horários e dias pré-determinados.
As quadrilhas são filiadas à Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linq-DFE) e a Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (Confebraq) e realizam apresentações em todo o DF e, também, em outros Estados.
Confira a tabela abaixo com os dias dos ensaios de cada grupo.
Quadrilha |
Dias |
Horário |
Pequenos Caipiras |
Terça, quarta e quinta feria |
18 às 19hs |
Explosão Caipira |
Terça, quinta e sábado |
19h |
Si Bobiá a Gente Pimba |
Quinta sexta-feira Sábado e domingo |
Quinta e sexta às 21hs Sábado e domingo às 17hs |
Para as crianças
“Os pequenos caipiras” é uma quadrilha mirim destinada a crianças de cinco a doze anos. Para participar, é preciso da autorização dos pais. Criada em 1994 a quadrilha era destinada aos filhos dos dançarinos da Si Bobiá que também se apaixonaram pelo movimento junino. Em 2003, foi campeã do Concurso Mirim da Linq-DFE. Após dois anos de paralisação, a quadrilha mirim vem com tudo este ano, com o tema “Os Tropeiros”.
Aos adolescentes
Criada no ano de 2007, a quadrilha “Explosão Caipira” é dedicada ao grupo de jovens de 12 aos 17 anos. Também é necessária a autorização dos pais para participar. Nesta fase, os dançarinos são preparados para entrar no grupo principal, ou seja, a quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba”. No mesmo ano de sua criação a “Explosão Caipira” foi campeã do módulo “C” do VII Circuito de Quadrilhas Juninas da Linq-DFE com o tema “Nação nordestina”. Este ano, faz parte do módulo “B”, a expectativa é que suba para o módulo “A” (principal) do Circuito com o tema “Mitos e personalidades da cultura nordestina”.
Aos jovens e adultos
Participante do grupo de elite das quadrilhas juninas do Brasil, a quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba” é considerada uma das melhores entre as existentes no país. Por isso, o sonho dos pequenos dançarinos da Explosão Caipira e dos Pequenos Caipiras é um dia dançar na Si Bobiá, chamada com muito respeito, de quadrilha mãe, pelos pequenos. Para dançar na Pimba é preciso ter mais de 16 anos, e no caso dos menores de 18, a autorização dos pais. Em 2008 com o tema “Os tropeiros do nosso Brasil”, a Pimba foi campeã do módulo “A” do VIII Circuito de Quadrilhas Juninas da Linq-DFE. Com o título, representou a capital federal no IV Concurso Nacional de Quadrilhas em Goiânia (GO), no qual ficou em 2º lugar. Nessa mesma competição, Claudeci Martins recebeu o título de melhor marcador do Brasil. No concurso Regional de Quadrilhas, realizado pelo SESI e pela Rede Globo, a Si Bobiá ficou em 3º lugar. Também em 2008, ficou em 2º lugar no concurso da cidade de Vila Boa (GO).
A quadrilha já fez apresentações nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Neste ano, o tema da Si Bobiá será “Sabedoria popular”. Durante a apresentação o grupo ressaltará a importância da preservação dos usos, costumes, tradições e lendas do povo brasileiro.
Apoio
Além dos dançarinos, existem as equipes do “Apoio” e “Técnica”, que também são muito importantes. São pessoas que ajudam na organização antes, durante e após as apresentações.
Você também pode participar, ligue e descubra como fazer parte desse movimento!
Mais informações no telefone: (61) 3458-7920
Texto: Thatiane Teles